quarta-feira, 30 de março de 2022

U-BLOX NINA B112 transmitindo dados via ANT


O objetivo deste BLOG é demonstrar de forma resumida como é possível fazer com que o módulo U-BLOX NINA B112 possa rodar o protocolo de rede ANT e transmitir uma mensagem a cada 1 segundo para PC, o qual possui um conversor ANT para USB.

Ajuda
Qual é a diferença entre ANT e ANT+?

O ANT é um protocolo de rede sem fio de ultrabaixo consumo de energia desenvolvido especificamente para operar a 2,4 GHz. ANT+ é uma implementação do ANT e é um ecossistema de produtos interoperáveis ​​construídos em perfis de dispositivos.

O que é um perfil de dispositivo?

Um perfil de dispositivo ANT+ é uma especificação que define como os nós de rede ANT devem se conectar e compartilhar ou transferir atividades ou dados específicos de aplicativos entre si. Ao criar produtos nos perfis de dispositivos, o ecossistema de produtos ANT+ mantém a interoperabilidade interna que é mais fácil de vender e comprar.

É Bluetooth?

Embora o ANT e o Bluetooth Smart compartilhem muitas características (incluindo alcance e consumo de energia, e ambos rodam a 2,4 GHz), o ANT é seu próprio protocolo. O ANT oferece topologias de rede mais flexíveis e você pode obter chips e módulos capazes de executar ANT e Bluetooth Smart.

O ANT é apenas para aplicações esportivas?

Não, o ANT é geralmente aplicável e é adequado para muitas aplicações residenciais, comerciais e industriais de detecção e controle fora do esporte e fitness. A flexibilidade de topologia do ANT permite que ele se adapte a muitos casos de uso diferentes. O ANT+ é um ecossistema predominantemente para aplicativos de esporte e fitness que é construído e executado no ANT.

Como eu começo?

Existem muitos recursos para ajudá-lo a começar a usar ANT e ANT+.

Visite o site da ANT Wireless para acessar a documentação, ferramentas de desenvolvimento e projetos de referência.
Participe dos fóruns de desenvolvedores ANT para tirar suas dúvidas.
Inscreva-se como um adotante do ANT+ para acessar as especificações do perfil do dispositivo ANT+ e obter acesso a ferramentas de desenvolvimento específicas do ANT+.
Junte-se à ANT+ Alliance como membro para obter descontos na certificação de produtos ou para participar de grupos de trabalho técnicos que colaboram na evolução do portfólio de perfis de dispositivos ANT+.
Existe uma lista de produtos que suportam ANT+?

O site ANT Wireless hospeda um diretório de produtos pesquisável e filtrável que contém mais de 600 listagens de produtos certificados ANT+ disponíveis comercialmente.

Os dispositivos ANT+ e ANT podem se comunicar com a mesma tela?

sim

Dispositivos ANT+ se comunicam com monitores usando perfis de dispositivos. Devido às propriedades exclusivas do ANT, esses dispositivos podem se comunicar com vários monitores ao mesmo tempo. Qualquer monitor que possa entender um perfil de dispositivo ANT+ poderá obter os dados compartilhados desse perfil dos dispositivos aos quais está conectado.
Os dispositivos ANT ainda podem se comunicar com monitores que usam ANT+. Os monitores requerem um aplicativo que entenda como o dispositivo ANT em questão está tentando se comunicar.
O uso do programa de desenvolvedor Connect IQ abre nosso ecossistema de produtos para a comunicação com dispositivos ANT e ANT+ simultaneamente e de forma simples.

licenças

A chave de licença é usada para o próprio dispositivo de software. Os cabeçalhos devem incluir uma chave de licença de avaliação que você pode simplesmente descomentar. Isso simplesmente permite que você use o código.

A chave de rede é um número de 8 bytes que identifica uma rede sem fio no ANT. O fornecido no link acima possui as chaves para ANT+, ANT-FS e a chave pública.

Você precisará da chave de licença para habilitar o software e da chave de rede para ingressar nas redes corretas

Testando no u-blox NINA B112

O que foi utilizado de Hardware

-1 U-BLOX NINA B112
-1 PLACA BREAKOUT
-1 J-LINK SEGGER 


Breakout U-BLOX NINA B112


Adquirimos então os seguintes componentes


Montado ficou assim


O esquema elétrico é este


Algumas características do BREAKOUT

-Botão de RESET;
-Botão de Modo BOOTLOADER (W102).

Use o gravador SEGGER JLINK para gravar o BREAKOUT com módulo U-BLOX NINA B112, conecte nos pinos do SWCLK (pino 7) e SWDIO (pino 9) do SEGGER JLINK nos pinos  SWDCLK e SWDIO do BREAKOUT (pinos nas laterais, próximo à antena). Não esquecer de ligar os GND do BREAKOUT no GND do SEGGER JTAG, bem como alimentar o BREAKOUT com 3.3V.



Ligue os pinos SWD DIO e CLK ...
...nestes pinos da placa BREAKOUT

O que foi utilizado de Software

Segger Studio
-->Instale o SEGGER J-Link
-->Instale o SEGGER STUDIO
-->Baixe o SDK da NORDIC
-->Execute o SEGGER STUDIO

Tenha em mãos o SoftDevice S212 (podes gravar antes com J-FLASH)





Gravando SoftDevice

Basicamente foi seguido o Roteiro do link abaixo


Recebendo Pacotes a cada 1 segundo (contador)

Digikey - Dongle

Driver Dongle


Suporte: suporte@smartcore.com.br (dúvidas básicas)

Fontes:


Thanks to all support
Curtis Malainey

Sobre a SMARTCORE

A SmartCore fornece módulos para comunicação wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portfólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.
Mais detalhes em www.smartcore.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário